Reflexão Cristã

  • Quem é Deus?

    a) É espirito: Joao 4:24 - Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e Read More
  • O que é necessário para se chegar a Deus?

    a) Arrependimento 2 Cr 7:14 - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, Read More
  • 1

Reflexão Cristã

  • Quem é Deus?

    a) É espirito: Joao 4:24 - Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e Read More
  • O que é necessário para se chegar a Deus?

    a) Arrependimento 2 Cr 7:14 - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, Read More
  • 1

a)      Arrependimento

 

2 Cr 7:14 - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

 

Se de fato queremos conhecer a Deus, uma das primeiras decisões a serem tomadas em nossa vida é a de nos arrependermos de nossos pecados. A santidade existente no criador, nos impede de conhece-lo em nosso estado pecaminoso. É preciso entender que existe uma ofensa entre Deus e os homens, esta ofensa pode ser perdoada foi perdoada com derramamento de sangue, o de Jesus Cristo, portanto, ao nos comprar com seu sangue, tornou-se nosso Senhor e dono, mas, a servidão a Cristo não é obrigatória, tem que ser feita de forma voluntária. Essa servidão é aceita por Cristo e por deus Pai mediante reconhecimento da Ofensa gerada por nossos pecados e arrependimento de nossas atitudes erradas, seguida de confissão pública, de que Jesus pagou a minha dívida com Deus Pai, e que eu ACEITO a Jesus como meu Senhor e Salvador, me comprometendo a servi-lo em todos os seus mandamentos, como meu Rei e dono da minha vida. 

Mas afinal, o que é arrependimento? De acordo com o que Deus ensinou nas Escrituras Sagradas, arrependimento é o abandono consciente e total das coisas erradas que eu fazia.  “ O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.  Pv 28:13”.

Concluímos então, conforme os textos de 2 Cr 7:14 e Pv 28:13, que a misericórdia/perdão de Deus sobre as nossas vidas, é alcançada mediante a uma atitude de Fé em reconhecer de fato que Deus é Senhor e dono da minha vida, seguido do abandono real e total dos caminhos maus em que eu estava vivendo.

 

b)      Fé.

 

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. ” Hb11:6.

 

É impossível se chegar a Deus sem Fé. Somente uma pessoa com uma fé autentica abandona uma vida inteira de pecados, acreditando, mesmo sem contemplar o resultado diante de seus olhos, que Deus fará aquilo que prometeu.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. “ Hb 11.1.

Somente com fé, uma prostituta abandonará uma vida de prostituições. Somente com fé um Homossexual abandonará o relacionamento não natural. Somente com fé, o adúltero permanecerá fiel à sua esposa. Somente com fé, o ladrão ou roubador abandonará a vida de crimes. Somente com fé, os que vivem uma vida mundana, abandonarão tudo por amor a Jesus. Todos estes homens e mulheres de fé, renunciarão com a convicção de que Deus mudará as suas vidas e prosperará os seus caminhos.  

Uma pessoa sem fé, facilmente se abala e distancia-se de Deus, e tão certo como vive o Senhor, a falta da presença de Deus nesta alma sem fé, destruirá a sua vida.

c)      Obediência

A quem diga, que o alfabeto divino é composto por 4 letras, OBDC. Especulações e conjecturas a parte, é fato que a obediência ao todo poderoso é um princípio básico na vida de qualquer pessoa que quer conhecer o Senhor e deseja para sempre permanecer na sua presença.

A história do povo hebreu demonstra que por diversas vezes o Senhor mais desejou do seu povo a obediência do que o sacrifício.   Na busca desenfreada de servir algo ou alguma coisa, o povo se quer se preocupou em examinar o tipo de serviço que estavam prestando a Deus, o resultado foi a decadência e destruição do povo de Deus. Como diz a Escritura, O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” Oseias 4:6.

Vejamos o caso de Saul, escolhido, ungido e separado para reinar sobre o povo Hebreu.

A Escritura diz que o Senhor mandou o profeta Samuel ungir a Saul, separando este homem para reinar sobre todo o povo de Deus. Ao fazer isto, Deus estava colocando na vida de Saul a sua presença, necessária para governar com sabedoria sobre o povo. O Espirito de Deus agora é com Saul, a presença de Deus anda junto com ele, Yahweh era seu escudo e espada contra todos os inimigos. O único problema era que Saul não conhecia o Deus que ele servia, e isso lhe levou a tomar decisões que para ele eram boas, mas, para Deus eram detestáveis.

Vejamos os planos de Deus para Saul:

        i.            Saul livraria o povo de Deus dos inimigos

1 Samuel 9:16 - Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo; porque o seu clamor chegou a mim.

       ii.            Saul seria Rei, governando sobre o povo de Deus

1 Samuel 9:17 - E quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo.

1 Samuel 10:1 - Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?

     iii.            Saul seria transformado em um homem cheio da presença de Deus.

1 Samuel 10:6-7 - E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem. E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo.

1 Samuel 10:9-11 - Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia. E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles. E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?

1 Samuel 10:24 - Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!

     iv.            O Reinado de Saul seria prolongado por muitas gerações.

1 Samuel 13:13b -  “ porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;”

 

Agora vejamos o que de fato aconteceu com a vida de Saul:

        i.            Todas as promessas são anuladas

1 Samuel 13:13,14 -Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.

1 Samuel 15:11 - Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.

1 Samuel 15:23 - Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

1 Samuel 15:25-29 -Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor. Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou. Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu. E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.

       ii.            Saul perde a presença de Deus e passa a viver com um espirito maligno em sua vida.

1 Samuel 16:14,15 - E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;

     iii.            Saul sem Deus, consulta os servos do Diabo para manter seu reinado.

1 Samuel 28:6-8 - E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.

     iv.            Saul cheio de orgulho, se suicida. Dizia ele, melhor ser morto pelas minhas mãos, que pela mão dos inimigos.

1 Samuel 31:3-5 - E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros. Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele.

       v.            Transferidas as promessas para David. Este reina em Lugar de Saul.

2 Samuel 2:5-7 - Então enviou Davi mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, para dizer-lhes: Benditos sejais vós do SENHOR, que fizestes tal beneficência a vosso senhor, a Saul, e o sepultastes! Agora, pois, o Senhor use convosco de beneficência e fidelidade; e também eu vos farei este bem, porquanto fizestes isto. Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valentes, pois Saul, vosso senhor, é morto, mas também os da casa de Judá já me ungiram a mim por seu rei.

 

Avaliando o caso. O que de fato aconteceu para Saul perder a presença de Deus?

Olhando da ótica humana, aparentemente, Saul não fez nada de ruim, a impressão que temos é que ele estava cheio de boas intenções. Infelizmente, boas intenções não são suficientes para aplacar a ira Deus quando o desobedecemos.  Dois acontecimentos foram determinantes para a ruina de Saul, o primeiro problema, aconteceu no segundo ano do reinado de Saul, em uma ofensiva dos filisteus em resposta a um ataque do exército de Saul.

Diz o Texto: “E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar; e subiram, e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Áven. Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em apuros (porque o povo estava angustiado), o povo se escondeu pelas cavernas, e pelos espinhais, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas covas. ” 1 Samuel 13:5,6.

Com a dura responsabilidade de proteger o povo de Deus, Saul toma uma decisão extremamente equivocada.

“ E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. ” 1 Samuel 13:8,9

E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. 1 Samuel 13:10-14

A Função de oferecer holocaustos ao Senhor era do profeta Samuel, homem de Deus, sacerdote escolhido e separado por Deus para esta função. Não cabia aos reis assumir função sacerdotal, só os sacerdotes separados por Deus poderiam interceder junto a Yahweh pelo povo, pelas batalhas, pelos pecados, entre outros. A questão não era orar e falar com Deus, o fator aqui, é que Deus tinha entregado aos da tribo de Levi a exclusividade desta função, consagrando toda essa linhagem de homens para o serviço sacerdotal.

Saul além de ser da tribo de Benjamim, tribo que não tinha permissão para sacrificar ao Senhor, ainda possuía a mancha de ter as suas mãos sujas de sangue em batalhas. Mesmo sendo de boa intenção, ele desobedeceu aos mandamentos de Deus, e não agradou-se o Senhor da oração e holocausto que Saul fez.

O segundo problema de Saul:

A misericórdia de Deus verdadeiramente é muito grande. Mesmo Saul tendo feito o que era mal aos olhos de YAHWEH, o Senhor resolve testar a obediência de Saul, e lhe dar uma segunda chance de confirmar o seu reinado, para isso ele precisava seguir à risca o plano de Deus contra os Amalequitas.

“ Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. ” 1 Samuel 15:1-3.

E mais uma vez Saul com um coração “cheio de boas vontades e um desejo enorme de sacrificar a Deus com o melhor da terra” resolve desviar um pouquinho do plano original.

E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente. “ 1 Samuel 15:8,9.

“E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.” 1 Samuel 15:15

Triste é o fim desta história. Não deu em outra, ao se desviar do plano original de Deus, Saul perde totalmente seus direitos e promessas, perde também a presença de Deus e tudo que ela proporciona em nossas vidas. A única coisa que Saul ganhou foi o desgosto de Deus ter lhe escolhido para reinar sobre seu povo.

“Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor. ” 1 Samuel 15:10,11

“ Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. “ 1 Samuel 15:22,23

 

Entendemos, portanto, que as palavras de Deus devem ser a nossa única motivação para avançar ou retroceder. Mesmo que nossos sentimentos nos levem a pensar que fazendo isso ou aquilo obteremos maior resultado em agradar a Deus, devemos seguir o plano original de Deus.

Que o Senhor tenha liberdade para aniquilar o velho homem em nós, para que assim, possamos desfrutar do melhor de Deus, pois como diz as Escrituras:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.

 

por: Pr. José Falcão